Xamanismo no Brasil
O xamanismo é constante em diversas manifestações indígenas
brasileiras. A palavra "pajé", de origem Tupi, se popularizou na
literatura de língua portuguesa em referência ao xamã. Seu estudo,
descrições de caso e comparação, tem sido recomendado para facilitar
a implementação de práticas de assistência à saúde culturalmente
adequadas no Brasil a cerca de 4.000 índios pertencentes a 210 povos
sob a responsabilidade da FUNASA - Fundação Nacional de Saúde desde
agosto de 1999
Xamanismo ou Pajelança – Comunicação com os encantados e entidades
ancestrais através de cânticos, danças assim como nos índios Guarani
Kaiová e utilização de instrumentos musicais (maracá, zunidores)
para captura e afastamento de espíritos malignos tipo mamaés,
anhangás, utilização do jejum, restrições dietéticas, reclusão do
doente, além de uma série de práticas terapêuticas que incluem: o
uso do tabaco (o pajé fuma grandes cachimbos) e outras plantas
psicoativas, aplicação de calor e defumação, massagens, fricções,
extração da doença por sucção/ vômito, escarificação no tórax e
locais inflamados com bico, dentes de animais ou fragmentos de
cristais
No Brasil rural e urbano, apesar da tradição multi-étnica dos
ameríndios, observa-se a presença dessas práticas médicas-religiosas
em comunhão com rituais católicos e espiritualistas de origem
africana. Esse xamanismo é conhecido em algumas regiões como
pajelança cabocla, culto aos encantados, toré, catimbó, candomblé de
caboclo, em rituais de umbanda, culto a Jurema sagrada.
Atualmente no Brasil existem várias vertentes de neo-xamanismo ou
xamanismo urbano, entre estas linhas diversos grupos se reúnem para
estudar e trocar conhecimentos sobre o tema.
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Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
WIKIPÉDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Apresenta
conteúdo enciclopédico. Disponível em:
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Xamanismo>. Acesso em: 14 Fev 2010
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