Profissional High-Tech

Por Bruno Soalheiro

17/04/2008




Desde que comecei, seis meses atrás, a trabalhar no projeto de um novo empreendimento, o site Wellness Club, minha vida se transformou de modo que eu jamais poderia imaginar. Não apenas por causa do enorme impacto do projeto em minha realidade, mas também pelo desenvolvimento que tive em relação a ferramentas on-line de gerenciamento pessoal e profissional.

Como tinha pouca experiência em projetos on-line, contratei uma consultoria em gerenciamento de projetos, a Avantta Consulting, para dar suporte ao desenvolvimento, e o que observei a partir de então foi um incrível aumento em minha capacidade de trabalhar, organizando e acessando uma enorme quantidade de informações úteis em tempo bastante curto.

Entenda: sou psicólogo, meu campo de estudo é o comportamento humano, e até pouco tempo atrás sequer sabia o que é um endereço de DNS. Ah, você também não sabe? Calma que tem bastante gente lhe fazendo companhia.

Vejo muitos profissionais em minha idade, e alguns até mais novos, totalmente alheios ao uso de ferramentas on-line que oferecem imensas vantagens profissionais a um custo muito próximo de “zero”.

São pessoas que ainda usam muito papel e caneta, guardam pilhas de documentos e andam com pastas abarrotadas. Gastam quantias significativas com telefone e perdem tempo em deslocamentos de trânsito muitas vezes desnecessários. Isto quando não criam uma sede física (e cara!) para um negócio que funcionaria muito melhor com um site na internet e as pessoas em seus home-offices. Ah, se eu soubesse antes...

Seja você um profissional em início de carreira ou já atuando há muito tempo, dou uma sugestão com muita ênfase: Torne-se tecnologicamente atualizado! Não porque é chique ou moderno, e sim porque é prático, confortável, e acredite, é barato!

Existem hoje programas para organização de agendas, criação de propostas, gerenciamento e compartilhamento de documentos, comunicação por teleconferências e integração de dados, totalmente de graça na internet. Os que não são de graça costumam custar menos de 20 reais por mês. E o melhor é que os dados não ficam apenas no seu PC ou no seu celular, estão na web, ou seja, em todo lugar.

Não fosse o conforto extra de assistir a meus filmes e gostar de escrever em viagens, eu poderia tranquilamente viajar sem o notebook. Meu escritório, minhas pastas, meus recados, meus documentos e meus contatos estão bem ali, em qualquer lan-house que eu encontrar pela frente.

A maravilha da tecnologia já disponibiliza comodidades quase absurdas neste início de século. Imagine levar “tudo” com você, sem precisar carregar “absolutamente nada”. É nada mesmo, pois se não quiser, nem o pen-drive precisa levar mais.

Como empreendedor e consultor, lamento não ter descoberto ainda mais cedo estas maravilhas tecnológicas. Mas agora que descobri, uso- as incessantemente, assim como oriento meus clientes e parceiros a fazerem o mesmo.

Não citarei aqui nomes específicos de programas e sites, porque são diversos. Posso dizer, no entanto, que o GOOGLE, já conhecido como oráculo moderno, investe fortemente em tecnologias que facilitam nossa vida, totalmente DE GRAÇA!

Então, se você ainda carrega papelada, bolsinha de canetas e vive com as gavetas abarrotadas, penso que seria uma boa idéia informar-se melhor sobre o que já existe na web para gerenciamento da vida pessoal e profissional. Isto irá torná-lo mais atualizado, competitivo e econômico.

E claro, caso queira saber o nome de alguns programas e sites específicos que uso para gerenciar meus trabalhos, é só me mandar um e-mail. Indicarei com todo prazer, e pode ficar tranqüilo que, a exemplo da maioria deles, eu também não cobro nada. Nadinha!

Até mais!

Bruno Soalheiro é Psicólogo, palestrante e consultor em desenvolvimento humano.