Premissas básicas da PNL

Por Adriana de Araújo

12/05/2009



Programação Neurolinguistica é o nome da técnica que foi desenvolvida na década de 1970, por John Grinder e Richard Bandler com ótimos resultados em mudanças comportamentais e desenvolvimento de excelência. A técnica é surpreendente por produzir efeitos rápidos e fantásticos na pessoa, justamente por devolver a cada um a responsabilidade do seu amadurecimento e crescimento pessoal.


1) O mapa não é o território.
Fundamental tomar cuidado com as interpretações subjetivas e principalmente com alucinações (acreditar que algo é de uma maneira sem dados concretos para tal afirmação). Imaginar coisas faz parte da mente humana, mas agir a partir de uma percepção errada, pode comprometer todo o resto. Afinal, ninguém é dono da verdade, muito menos do ponto de vista do outro. E existem muitas versões diferentes para o mesmo fato ocorrido.

2) Se uma pessoa pode fazer algo, qualquer outra pode aprender a fazê-lo.
Se alguém pode, você também pode. Mas lembre-se: cada um consegue num tempo necessário, com um preparo e treino. É possível desenvolver novas habilidades mesmo que estas no momento estejam “adormecidas”.

3) As pessoas estão dotadas de todos os recursos que necessitam.
Todos têm potenciais, recursos internos e habilidades. É necessário acessar esse recurso para poder redirecioná-lo para o que for preciso, para o objetivo a ser alcançado. Existem técnicas específicas para isso.

4) As pessoas sempre fazem o melhor que podem, segundo seus recursos disponíveis em cada momento.
Todos fazem o que podem, com as informações que dispõem no momento. Depois que o tempo passou é mais fácil ver e refletir sobre o que passou, mas não se pode aplicar essa percepção injustamente, pois agimos segundo o presente. Por isso, todo e qualquer julgamento pode ocorrer distorções, generalizações, equívocos e por isso, as atitudes podem dar margem para interpretação impensada e errada.

5) O significado de sua comunicação é a resposta que obtém.
Você saberá se conseguiu efetivamente o resultado desejado daquilo que você comunicou mediante a resposta que você recebeu. Preste atenção a isso: a resposta que você obteve faz toda a diferença. E por isso, se necessário mudará a forma ou até mesmo o conteúdo do que quer transmitir para alguém. Não é uma questão de ter ou não razão, mas de resultados.

6) Cada pessoa processa e pensa de forma distinta.
Nossos conceitos e valores são criados através de aprendizado e das experiências vividas. Cada um tem uma historia de vida, um conceito apreendido. Algumas pessoas têm mais facilidade com aspectos visuais (imagens), outras com a parte auditiva (sons) e outras terão habilidades cinestésicas (sensações) e por isso podem ter desenvolvido mais e mais certos aspectos.

7) Cada comportamento é útil em alguma situação ou contexto.
Cada ação pode ter um objetivo e por isso é possível ter um aprendizado mediante cada situação, as coisas fora de contexto pode ser distorcidas e mal compreendidas. O começo, meio e fim faz toda a diferença.

8) Sua flexibilidade pessoal determinará seu êxito.
A capacidade de ser flexível e maleável as situações é a chave para adaptação, pois o segredo da mudança e sucesso da felicidade consiste em saber lidar com as diferenças e principalmente respeitar o tempo para o alcance do que quer ter. A rigidez impede a criatividade e a possibilidade de vislumbrar novas alternativas.

9) Não existem fracassos, só resultados.
A falta de sucesso é um resultado diferente do que você estava esperando. Entretanto, o tempo pode mudar tudo. E “resultado” é diferente de um rótulo de fracasso. Aprende-se com resultados e agindo assim, adquire controle de seus próprios atos e maior chance de controle das suas emoções. Isso aumenta as possibilidades de novos resultados de sucesso num futuro.

10) Se o que faz não funciona, faça qualquer outra coisa.
Se continuar fazendo as mesmas coisas, provavelmente, obterá os mesmos resultados. Por isso, tente, invente, faça diferente, esteja aberto para as novas possibilidades. A cada manha inicia-se um novo dia cheio de novas oportunidades que estão por ai ou você mesmo tem recursos para criá-los.

Essas são formas de pensamento que ajudam a corrigir distorções de pensamento, equívocos de raciocínio e “auto-enganação”. Durante o processo, as sessões são constituídas de exercícios específicos para resolução e alcance de metas.

Adriana de Araújo - psicóloga clínica, com 10 anos de experiência profissional, mais de 700 horas de treinamento teórico em hipnose, especialista em Programação Neurolinguistica, EMDR, Coaching de Vida, Hipnose Ericksoniana e Novo Código da PNL (atualização da Programação Neurolinguistica), sendo a única psicóloga clínica com essa formação em São Paulo e região.
Treinada pessoalmente por John Grinder (criador da PNL e do Novo Código), por Jeffrey Zeig (ex-aluno e presidente da Milton Erickson Foundation, Phoenix, AZ, USA), entre outros profissionais qualificados e renomados (nacional e internacional).

Adriana de Araújo
Counselor and Executive Coach
www.desenvolvimentoexcelencia.com.br
www.osegredoparaemagrecer.zip.net
www.treinamentopraticodememorizacao.zip.net
www.osegredoparavenceradepressao.zip.net