O Poder das Palavras
Por Suyen Miranda
16/05/2008

Um dos principais temas práticos estudados na Cabala é o lashon hará, que significa maledicência. Muita gente, de qualquer crença ou cultura, pratica isso cotidianamente, e acaba por experimentar efeitos indesejáveis.

O lashon hará se apresenta sob várias formas: a mais conhecida é quando uma pessoa fala a outra sobre os aspectos negativos de uma terceira. São pequenos machucados na alma, envolvendo neste caso:

1) Quem fala: expressando pura negatividade atrai a mesma negatividade;
2) Quem ouve: recebe toda aquela negatividade destrutiva;
3) De quem se fala: aquele que não ouve, mas sente e se enfraquece.

Este tipo de lashon hará é comum e aparece de muitas maneiras disfarçadas, mas não por isso menos nocivas. Por exemplo, na presença de amigos, começa a conversa sobre as agruras do governo, que realimenta a sua negatividade, a de seus amigos e daqueles que exercem a função de governantes. Mesmo que estes sejam desonestos, se o seu comentário não tiver um caráter construtivo simplesmente não o faça.

Mas existem outros tipos de lashon hará muito nocivos e mais difíceis de serem identificados, como quando se lamenta da vida para os outros.

"Coitadinho de mim, sempre doente, sem dinheiro, insatisfeito".

Neste caso, o número de pessoas "machucadas" é de apenas dois, mas o efeito sobre suas vidas é igualmente devastador.

Um terceiro tipo de lashon hará ocorre quando você ouve a maledicência de um outro. Seja seu amigo de infância, seja seu parente mais próximo, quando sentir que este começa a despejar negatividade em seus ouvidos, experimente correr dali e estará fazendo uma nobre ação para ambos.

Para medir a importância de evitar o mal provocado pela negatividade da palavra, experimente um exercício: passe uma semana inteira sem falar mal dos outros, sem falar mal de si mesmo e evitando ao máximo ouvir a negatividade alheia.

Prepare-se, não será tarefa fácil, mas o resultado final pode ser um milagre em sua vida. Depois mande um e-mail e me conte, ok?


Suyen Miranda é publicitária, jornalista, consultora em qualidade de vida, pesquisa o comportamento humano nas sociedades e realiza palestras motivacionais, treinamentos comportamentais e coaching, com experiência internacional. Mais detalhes no site www.suyenmiranda.com.