Personalidade Dependente

Por Adriana de Araújo

02/03/2010



O que é?
Uma pessoa com transtorno de personalidade dependente tem pensamentos de submissão e costuma ter dificuldades de tomar decisões por si própria, não se sente segura ao assumir responsabilidades e sente que é incapaz de realizar tarefas sem a opinião, presença e supervisão de outra pessoa.

Características:
A principal característica desse transtorno é uma necessidade extrema de ser cuidado, de ter atenção, que leva a um comportamento submisso pelo grande medo da separação. A percepção que a pessoa tem sobre si é de incapacidade de saber
fazer algo sem o auxílio de outras pessoas.

Exemplos:
As dificuldades de decisões podem ser grandes ou pequenas como:
-que cor de camisa usar para ir para o trabalho;
-levar ou não guarda-chuva;
-qual área de trabalho escolher para desempenhar sua profissão
-qual curso seguir,
Etc.
*Na adolescência - geralmente permitem que seus pais decidam o que devem vestir, com quem devem sair, como devem passar seu tempo livre e que faculdade devem freqüentar.
*Na vida adulta - geralmente os adultos com este transtorno dependem dos pais ou do cônjuge para decidir diversas áreas da vida, onde ir, que tipo de trabalho devem ter, com quais pessoas devem fazer amizade, etc.

Conseqüências:
Essas pessoas tendem a permitir que outras (frequentemente representada por uma única pessoa que é percebida como capaz, forte um exemplo a seguir) tomem iniciativas e assumam a responsabilidade pela maioria das áreas importantes das suas vidas, extrapolando os pedidos que deveria ser apenas um auxilio.
Possuem dificuldade de discordar das pessoas de modo geral e principalmente daquela que dependem, por medo de perder o apoio, aprovação e a companhia. Como conseqüência os relacionamentos se tornam desequilibrados ou distorcidos. E, muitas vezes preferem concordar com coisas que consideram erradas ou até mesmo mentir a arriscarem à perda da ajuda daqueles em quem procuram orientação.

O objetivo da cura é poder:
- fazer coisas de maneira independente;
- ter autoconfiança;
- acreditar que é capaz de fazer as coisas tão bem ou melhor que os outros, ser responsável pelos seus gostos e escolhas.
- aprender a conviver com os outros de forma harmônica e principalmente consigo próprio.

Tratamento:
Os exercícios de hipnose, emdr, e novo código certamente auxiliarão nesse crescimento pessoal e no despertar de si próprio para a vida.
As técnicas são voltadas para o resultado, pois são feitos questionamentos que fazem a diferença, de modo que a psicóloga Adriana de Araujo, faz você se auto conhecer e a compreender as mudanças que ocorreram. Você poderá mudar comportamentos e agir de forma coerente para atingir o resultado que busca.


Adriana de Araújo
Counselor and Executive Coach
www.desenvolvimentoexcelencia.com.br
www.osegredoparaemagrecer.zip.net
www.treinamentopraticodememorizacao.zip.net
www.osegredoparavenceradepressao.zip.net