O que é Terapia Floral

Por Eliane Pisani Leite

14/09/2007




Desde os primórdios dos tempos sabe-se que a natureza dispõe de recursos capazes de prevenir e de curar as enfermidades, como ervas, plantas e árvores divinamente enriquecidas.

O medico inglês, doutor Edward Bach teve como missão descobrir e pesquisar,as trinta e oito essências que são remédios para tratamento de desequilíbrios mentais e emocionais, e hoje chamamos de florais de Bach.

Foi na Inglaterra, mais especificamente em sua casa Monte Vernon que doutor Bach pesquisou, cultivou e testou suas descobertas.

Durante a primeira guerra mundial, doutor Bach trabalhou intensivamente, sendo responsável por quatrocentos leitos de feridos no hospital universitário.

Naquela época, pode observar como os pacientes reagiam diante das enfermidades e como essa reação influía no curso delas. Percebeu que o mesmo tratamento aplicado a diferentes pessoas nem sempre curava a mesma enfermidade, que medicamentos eficazes para algumas não atuavam em outras, e que pacientes similares em temperamento melhoravam com o mesmo remédio.tornou-se para ele evidente que, no tratamento das enfermidades, a índole do paciente tinha mais importância que seu corpo físico.

Guiado pór impulsos, foi para Gales, em setembro de 28, voltando com as duas primeiras flores do seu sistema: IMpatiens e Mimulus. Usou-as com grande êxito. Logo depois encontrou Clematis, e tão grande foi o resultado do uso destas flores com seus pacientes que abandonou as vacinas, permanecendo apenas com elas.

Em 1929,aos 43 anos de idade, Dr Bach era respeitado por alopatas e homeopatas de toda Europa.

Estava em pleno êxito profissional como clinico e pesquisador, quando, obedecendo a um chamado interior, abandonou sua rotina , e se mudou para o campo assim pesquisando novos remédios.

Quando voltou à civilização , constatou a eficácia dos medicamentos descobertos e compreendeu a grande ajuda que poderiam dar à humanidade doente.

O Dr. Bach, médico clínico e homeopata, dizia que este sistema de tratamento seria a Medicina do Fututro. Acreditava que a doença era o resultado do conflito entre a alma e a mente, e que só seria erradicada por meio de esforços mentais e espirituais. Acreditava também que a atitude mental tinha um papel vital na manutenção e recuperação da saúde.

O objetivo do tratamento com florais é dar ao paciente o apoio que necessita para lutar contra doenças, harmonizando a depressão, a ansiedade, os traumas ou outros fatores emocionais que impedem a cura física.

Os resultados foram tão positivos que não foi necessário nem divulgação, as pessoas que utilizavam indicavam aos amigos e conhecidos e dessa forma os florais de Bach ficaram conhecidos em todo o mundo.

Atualmente sim, são feitas divulgações , publicações para levar ao conhecimento de todos seus benefícios, porém isso acontece hoje depois de 69 anos de sua descoberta.

Apesar de terem aparecido várias linhas de florais , os florais de Bach autênticos são , completos e atendem a todas as necessidades e características humanas , isso cientificamente comprovado.

A Terapia Floral tem varias vantagens sobre os outros tratamentos.

Os remédios são feitos a partir de plantas, flores e árvores da Natureza, sendo que nenhuma é venenosa ou capaz de causar algum mal, independentemente da quantidade que foi ingerida.

Existem 38 essências e nelas encontramos o(s) tipo(s) certo(s) para indicar ao paciente, sendo que para cada frasco do remédio podemos indicar até 06 essências diferentes, mais que essa quantia não é recomendável.

O paciente deverá tomar 04 gotas, 04 vezes ao dia, ou à critério do profissional que faz a prescrição. Comumente, o paciente ao longo do tratamento começará esquecer de tomar regularmente, este será um sinal que os sintomas que estavam sendo tratados com essa fórmula já estão fazendo efeito e diminuindo a atenção sobre os mesmos.

O tratamento funciona com uma “cebola”, no início vamos tratando as primeiras camadas da queixa até atingirmos o núcleo do problema.

Todas as pessoas podem se beneficiar do tratamento, pois não há contra-indicação de interação medicamentosa.

Os problemas emocionais bem tratados poderão trazer ou evitar problemas de ordem física mais sérios.

A Terapia Floral serve como coadjuvante para qualquer outro tratamento, trazendo alívio e cura mais rapidamente.



Eliane Pisani Leite - Autora do livro: Pais EducAtivos

Pisicologia Acupuntura Psicopedagogia - pisani.leite@terra.com.br