Notas Baixas

Por Eliane Pisani Leite

28/07/2007



Final de bimestre, reunião de pais, aí já começa o pesadelo para aqueles pais que já conhecem o desenrolar da história.

Esta é uma situação muito conhecida. A questão do fracasso escolar hoje é muito discutida entre todos os profissionais da educação. Por não saber como lidar com a situação algumas famílias acabam dando punições aos filhos, porém quando as reclamações dos professores se repetem anos a fio, chegou o momento dos pais pararem para pensar o que pode estar acontecendo com a criança.

Todos os aspectos da reclamação podem estar denunciando problemas mais sérios. Quando uma criança não tem recursos internos para sozinha lidar com esses problemas acaba desencadeando o que chamamos de sintomas que podem surgir através da distração, falta de interesse, excesso de conversa em sala de aula e algumas vezes transformando em sintomas físicos, como por exemplo: dor de barriga, dor de cabeça, enjôos ou desligamento do que esta acontecendo a sua volta.

Existem alguns problemas que precisamos estar atentos, são eles:

DISLEXIA: Dificuldade de origem hereditária. Apresenta dificuldade em relacionar o som à palavra ou letra, como também confunde direita e esquerda.

DISCALCULIA: Disfunção cerebral que se assemelha à dislexia, afetando a capacidade de classificar os números, bem como fazer operações simples.

HIPERATIVIDADE: Se caracteriza numa dificuldade de ficar parado e se concentrar numa única atividade., porém não são apenas esses sintomas, aqui há necessidade de avaliação profissional.

DÉFICIT DE ATENÇÃO: Transtorno neurológico que causa distração, baixa capacidade de concentração, de tolerar frustrações e impulsividade. Costuma se associar à hiperatividade.

Existem ainda os fatores que dizem respeito às deficiências do tipo visual, auditivos e motores> No entanto todos esses fatores não atingem um nível tão elevado de Dificuldades de Aprendizagem quanto os fatores de ordem emocional.

O mais importante é estar sempre atento a todos sinais que a criança der quando algo não estiver a contento.


Eliane Pisani Leite - Autora do livro: Pais EducAtivos

Pisicologia Acupuntura Psicopedagogia - pisani.leite@terra.com.br