Maximização do Potencial das Equipes x Quadratividade Cerebral

Por Maria Rita Gramigna

20/09/2007



 

 

Compreender o comportamento das pessoas e buscar as fontes geradoras de  suas ações é fundamental  no gerenciamento de equipes.

 

No último século profissionais e pesquisadores contribuíram sobremaneira neste sentido. Uma das grandes descobertas que enriqueceu  tais pesquisas originou-se da neurofisiologia.

Ned Herrmann, um dos  estudiosos do funcionamento do cérebro, apresenta a teoria da  quadratividade cerebral em seu livro “The Creative Brain”  (1989).

De acordo com o autor, as escolhas pessoais relativas à profissão e a própria conduta na vida sofrem grande influência das tendências hemisféricas.

Através de seus estudos, constatou  que as funções cerebrais são diferenciadas  e provocam  tendências  no comportamento das pessoas.

Partindo  do princípio de que as pessoas têm mais facilidade para atuar sob o domínio de um dos dois hemisférios – esquerdo ou direito – e que quando agem, além desta tendência, a parte superior ou inferior do cérebro é estimulada, o resultado apresenta-se em quatro formas preferenciais de ação. Daí, a expressão quadratividade cerebral.

O quadro a seguir traz um resumo das idéias de Herrmann sobre a quadratividade.

 

HEMISFÉRIO SUPERIOR ESQUERDO

É o responsável pela ação racional e  quando acionado:

Analisa

Quantifica

Usa a lógica

Critica

Administra, planeja.

Compreende o funcionamento das coisas.

HEMISFÉRIO SUPERIOR DIREITO

É o responsável pela ação experimental e  quando acionado:

Infere

Imagina

Especula

Assume riscos

É impetuoso

Rompe regras

HEMISFÉRIO INFERIOR

ESQUERDO

É o responsável pelo bom senso e

quando acionado:

Atua como um guardião e faz-nos agir com cautela.

Estabelece procedimentos

Organiza

Planeja o tempo todo

Regula comportamentos

HEMISFÉRIO INFERIOR

DIREITO

Quando acionado, faz vir à tona

nossos sentimentos:

Permite-nos expressar emoções

Dá-nos a possibilidade da compaixão, do cuidar de outros.

Estimula o social, facilitando contatos

Amplia nossa expressão.

Abre as portas para a comunicação verbal.

As quatro funções  combinadas formam o conjunto essencial para o bom funcionamento de uma equipe que, para alcançar resultados, deve  lançar mão da razão e da cautela, tanto quanto da  ousadia e da sensibilidade.

A partir da observação diária  e da percepção dos comportamentos individuais, o gerente  tem possibilidades de identificar tendências e estilos pessoais e facilidade para designar  pessoas formem  um conjunto integrado  e complementar.

Por exemplo, se em determinado momento, é necessário  inovar, criar e empreender um projeto com rapidez  e  comprometimento,  as pessoas mais indicadas para liderar ou coordenar as atividades devem ser escolhidas  no ambiente cerebral direito e assessoradas pelos guardiões.  A racionalidade, em parceria com a sensibilidade, torna as decisões mais equilibradas.

Se um gerente pretende elaborar estratégias de  ação que sirvam de alicerces para superar metas, os racionais e planejadores certamente terão maiores chances de  fazê-lo.  Entretanto são os transgressores e imaginativos que darão o toque final  de  criatividade e inovação ao projeto.

Quando uma equipe é formada por pessoas que dominam as  funções dos quatro hemisférios a sua harmonia inicial pode até  ser dificultada, em função das diferenças. Porém certamente o aprendizado coletivo  trará grandes ganhos para seus componentes.

A diversidade e a mistura de estilos e comportamentos resulta  em um mosaico, onde cada pessoa exerce seu papel de forma complementar,  enriquecendo o conjunto  final.

Corações e mentes. Uma parceria que dá certo.

 

 
Maria Rita Gramigna é Mestre em Criatividade Total Aplicada pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela UNA – União de Negócios e Administração (MG). Atua no Mapeamento de Competências, contatos estratégicos com clientes, capacitação gerencial e treinamento da equipe de consultores da MRG Consultoria e Treinamento Empresarial.