A Força dos Valores na Busca do Sucesso

Gilberto Wiesel

11/07/2008


Resolvi falar sobre este tema, pois acredito que, hoje mais do que nunca, precisamos abrir espaço para discutirmos e questionarmos os valores em ‘moda’.
Vivemos em uma sociedade que nos impõe determinados conceitos do certo e do errado, para que possamos ser considerados pessoas de sucesso. Não quero, aqui neste espaço, deter-me sobre eles, mas peço que pensem sobre tudo o que está acontecendo ao nosso redor, na sociedade, nas famílias, nas empresas públicas e privadas, nos governos, etc..
Aquilo que nos fazem acreditar que seja correto, para subirmos na vida, ou termos sucesso, é uma fórmula fadada ao fracasso no futuro. Os resultados desta cultura começam a aparecer todos os dias. Por isso, chegou a hora de escolhermos e pensarmos realmente o que queremos para nós.
No entanto, o que quero agora ponderar com vocês é sobre um valor que acredito faz muita falta neste momento, na sociedade: o caráter.
Podemos fazer uma analogia sobre isso. As pessoas são como icebergs. Quando olhamos para um iceberg só enxergamos algo em torno de 15% dele, o restante está abaixo da superfície. Aquilo que está aparecendo, acima da superfície, é o que representamos, o que somos para a sociedade, nas nossas relações diárias, no nosso trabalho, etc, e o que está abaixo da superfície é o nosso caráter, ou seja, aquilo que realmente somos. É o que fazemos quando ninguém está nos observando. É aquilo que manifestamos entre “quatro paredes”, como, costumeiramente, se diz para algo que se faz escondido. É como reagimos sobre algumas coisas que nos incomodam no nosso dia a dia. É como lidamos com o fracasso e, principalmente, com o sucesso.
Quanto mais sucesso alcançamos ou quanto mais subimos no cargo que ocupamos, ou seja, quanto maior for nossa exposição e importância perante aos outros, mais haverá a necessidade de um caráter forte, aquele que está abaixo da superfície, para que possamos sustentar e sedimentar nossos valores.
Não podemos esperar ter sucesso, se não tivermos um caráter que o sustente, que seja sólido o suficiente durante os momentos difíceis que enfrentarmos. O caráter nos mantém firmes e na linha, independentemente do que possa nos acontecer pelo caminho, independente do que se apresentar, ou apresentarão para nós.
Li, recentemente, uma citação em um livro sobre o caráter e transcrevo-a para vocês:
“O caráter é o pedestal que determina o peso que uma pessoa pode sustentar. Se seu caráter é do tamanho de um palito de dente, então você só consegue sustentar um selo postal. Se seu caráter é tão espesso quanto uma coluna, você consegue sustentar um teto”.(David McCledon)
Então, faça uma análise sobre os tipos de caráter existem por aí, então aproveite e se pergunte:
Qual o tamanho do seu caráter?