Feedback - Seu Aliado na Gestão de Pessoas
Por Rogerio Martins
16/04/2008
Uma das técnicas de gestão de pessoas mais importantes e que todos
devemos saber utilizar corretamente é o FEEDBACK. Com ele é possível
orientar os funcionários na execução desejada das atividades ou
saber o que eles acham do trabalho que realizam, por exemplo. O
feedback também auxilia no momento em que o gestor encontra-se
diante da difícil missão de demitir um funcionário. Neste caso, se o
líder ofereceu feedback constante e adequado ao seu subordinado,
ambos terão a oportunidade de aproveitar este momento para o
crescimento pessoal e profissional.
O líder que aplica corretamente a técnica ganha o respeito de seus
liderados e, conseqüentemente, amplia a produtividade e o resultado
dos negócios. Porém, a técnica pode gerar efeito contrário se não
for bem administrada, causando insatisfação, erros constantes e até
desânimo e desmotivação no grupo de trabalho.
O feedback pode ser positivo ou corretivo. Ambos devem ser
utilizados no dia-a-dia. O gestor que somente aplica o feedback
corretivo é tido como tirano carrasco e perseguidor. Seu oposto é
conhecido como “paizão” ou o “bonzinho”. Procure intercalar, pois
assim garantirá a saúde interna da equipe, além de demonstrar
justiça e credibilidade junto aos funcionários.
Agora tire o melhor proveito desta poderosa técnica usando a maneira
correta de dar e receber feedback conforme algumas dicas a seguir:
• Seja específico – aponte claramente o objetivo do feedback. Se for
um elogio ou uma crítica diga abertamente o que está elogiando ou
criticando e porquê. Não pense que o outro irá entender o que você
não expressou com objetividade. Muitas vezes acreditamos que o outro
entendeu uma expressão facial de descontentamento sobe algo que ele
fez. Não acredite no subentendido. Seja específico, vá direto ao
ponto, sem rodeios!
• Focalize o problema – separe as pessoas do problema e aja com
justiça. É possível que o outro lado não encare a situação como
estritamente profissional. Portanto, procure ser o mais isento
possível de declarações com intuito pessoal ou passional. Agindo
desta maneira você transmite imparcialidade e segurança.
• Seja imediato – o feedback só faz sentido se for no momento exato
do acontecimento. Lembra daquela história da criança que desobedece
a mãe de manhã e ela fala que irá apanhar quando o pai chegar à
noite? Então, com o feedback é a mesma coisa. Esta pessoa receberá o
feedback sem saber o por que; afinal o que ela fez foi há muito
tempo e seu efeito já se modificou. Aja prontamente!
• Dê tempo para a pessoa responder – esta técnica não é como uma via
de mão única onde só um fala. Administre sua ansiedade em dar o
feedback e dê abertura para que o outro também possa responder, ou
melhor, transmitir o seu feedback. Portanto, esteja preparado também
para receber.
• Não sobrecarregue – dê tempo para que a pessoa pense, pois mesmo
que o feedback seja positivo, informação em excesso sem este tempo
para o processamento perde todo seu efeito. Respeite o limite de
cada pessoa.
• Explore o momento certo – se o feedback for positivo faça-o, se
possível, na frente dos demais, pois assim ganha mais força e
visibilidade. Caso seja corretivo, faça-o reservadamente para não
expor a pessoa aos demais membros da equipe.
• Evite a generalização do feedback – sempre que for elogiar ou
corrigir uma ação cometida por outrem faça diretamente para a pessoa
em questão. Há pessoas que falam para o grupo algo que deveria ser
dito especificamente para um de seus membros. Isto perde a força do
feedback, pois se for positivo todos se sentirão elogiados.
Entretanto, se for corretivo ninguém vestirá a famosa “carapuça”.
Pronto para praticar? Se ainda não se sente seguro para aplicar com
sua equipe ou com seu chefe comece com pessoas mais próximas. Elas
poderão ajudá-lo fornecendo feedback sobre seu desempenho.
Lembre-se: esteja certo que o momento, o local e o conteúdo do que
vai ser dito é o mais adequado. Prepare-se bem e sucesso!
Rogerio Martins é Psicólogo, Consultor de Empresas e Palestrante.
Especialista em Liderança e Motivação. Sócio-Diretor da Persona
Consultoria & Eventos. Autor do livro "Reflexões do Mundo
Corporativo". Membro do Rotary Club de SP Santana (Distrito 4.430).
Contato: artigos@personaconsultoria.com.br /
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