Feedback - Seu Aliado na Gestão de Pessoas
			Por Rogerio Martins
			16/04/2008
			
			Uma das técnicas de gestão de pessoas mais importantes e que todos 
			devemos saber utilizar corretamente é o FEEDBACK. Com ele é possível 
			orientar os funcionários na execução desejada das atividades ou 
			saber o que eles acham do trabalho que realizam, por exemplo. O 
			feedback também auxilia no momento em que o gestor encontra-se 
			diante da difícil missão de demitir um funcionário. Neste caso, se o 
			líder ofereceu feedback constante e adequado ao seu subordinado, 
			ambos terão a oportunidade de aproveitar este momento para o 
			crescimento pessoal e profissional.
			
			O líder que aplica corretamente a técnica ganha o respeito de seus 
			liderados e, conseqüentemente, amplia a produtividade e o resultado 
			dos negócios. Porém, a técnica pode gerar efeito contrário se não 
			for bem administrada, causando insatisfação, erros constantes e até 
			desânimo e desmotivação no grupo de trabalho.
			
			O feedback pode ser positivo ou corretivo. Ambos devem ser 
			utilizados no dia-a-dia. O gestor que somente aplica o feedback 
			corretivo é tido como tirano carrasco e perseguidor. Seu oposto é 
			conhecido como “paizão” ou o “bonzinho”. Procure intercalar, pois 
			assim garantirá a saúde interna da equipe, além de demonstrar 
			justiça e credibilidade junto aos funcionários.
			
			Agora tire o melhor proveito desta poderosa técnica usando a maneira 
			correta de dar e receber feedback conforme algumas dicas a seguir:
			• Seja específico – aponte claramente o objetivo do feedback. Se for 
			um elogio ou uma crítica diga abertamente o que está elogiando ou 
			criticando e porquê. Não pense que o outro irá entender o que você 
			não expressou com objetividade. Muitas vezes acreditamos que o outro 
			entendeu uma expressão facial de descontentamento sobe algo que ele 
			fez. Não acredite no subentendido. Seja específico, vá direto ao 
			ponto, sem rodeios!
			• Focalize o problema – separe as pessoas do problema e aja com 
			justiça. É possível que o outro lado não encare a situação como 
			estritamente profissional. Portanto, procure ser o mais isento 
			possível de declarações com intuito pessoal ou passional. Agindo 
			desta maneira você transmite imparcialidade e segurança.
			• Seja imediato – o feedback só faz sentido se for no momento exato 
			do acontecimento. Lembra daquela história da criança que desobedece 
			a mãe de manhã e ela fala que irá apanhar quando o pai chegar à 
			noite? Então, com o feedback é a mesma coisa. Esta pessoa receberá o 
			feedback sem saber o por que; afinal o que ela fez foi há muito 
			tempo e seu efeito já se modificou. Aja prontamente!
			• Dê tempo para a pessoa responder – esta técnica não é como uma via 
			de mão única onde só um fala. Administre sua ansiedade em dar o 
			feedback e dê abertura para que o outro também possa responder, ou 
			melhor, transmitir o seu feedback. Portanto, esteja preparado também 
			para receber.
			• Não sobrecarregue – dê tempo para que a pessoa pense, pois mesmo 
			que o feedback seja positivo, informação em excesso sem este tempo 
			para o processamento perde todo seu efeito. Respeite o limite de 
			cada pessoa.
			• Explore o momento certo – se o feedback for positivo faça-o, se 
			possível, na frente dos demais, pois assim ganha mais força e 
			visibilidade. Caso seja corretivo, faça-o reservadamente para não 
			expor a pessoa aos demais membros da equipe.
			• Evite a generalização do feedback – sempre que for elogiar ou 
			corrigir uma ação cometida por outrem faça diretamente para a pessoa 
			em questão. Há pessoas que falam para o grupo algo que deveria ser 
			dito especificamente para um de seus membros. Isto perde a força do 
			feedback, pois se for positivo todos se sentirão elogiados. 
			Entretanto, se for corretivo ninguém vestirá a famosa “carapuça”.
			
			Pronto para praticar? Se ainda não se sente seguro para aplicar com 
			sua equipe ou com seu chefe comece com pessoas mais próximas. Elas 
			poderão ajudá-lo fornecendo feedback sobre seu desempenho.
			
			Lembre-se: esteja certo que o momento, o local e o conteúdo do que 
			vai ser dito é o mais adequado. Prepare-se bem e sucesso!
			
			
			
			Rogerio Martins é Psicólogo, Consultor de Empresas e Palestrante. 
			Especialista em Liderança e Motivação. Sócio-Diretor da Persona 
			Consultoria & Eventos. Autor do livro "Reflexões do Mundo 
			Corporativo". Membro do Rotary Club de SP Santana (Distrito 4.430).
			Contato: artigos@personaconsultoria.com.br / 
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