Fases do Processo Criativo - Ferramentas para cada Fase
			Por Maria Rita Gramigna
			18/09/2007
			
			Ao surgir a necessidade de criar ou inovar, as pessoas passam por 
			etapas subseqüentes. Se tiverem oportunidade de reconhecê-las e usar 
			ferramentas específicas em cada uma delas, suas chances de sucesso 
			serão maiores.
			
			AS ETAPAS DO PROCESSO
			
			1.IDENTIFICAÇÃO E DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
			Um problema deve ser visto como desafio e oportunidade para um 
			profissional exercer sua criatividade.
			Se bem identificado e formulado já está 50% resolvido.
			É importante utilizar as técnicas adequadas a fim de ver diferentes 
			ângulos do mesmo problema, bem como defini-lo corretamente através 
			de uma boa preparação. O pensador criativo deve conhecer bem o 
			objeto de seu desafio, subdividindo o problema e coletando o maior 
			número de informações das mais diversas fontes: no escritório de 
			patentes (INPI no Brasil, US Patents nos Estados Unidos), Internet, 
			livros, etc. A preparação também pode ser feita com base nas 
			informações que já dispõe de seu negócio, sendo de grande valia que 
			se organize esse conhecimento utilizando ferramentas adequadas. O 
			MIND MAP é um recurso excelente.
			
			
			2.ESQUENTAMENTO
			Nesta fase são aplicadas as técnicas de criatividade mais eficazes 
			para a produção de idéias nos negócios.
			Exemplo: CADEIRA - É possível usá-la para outros fins? Eliminar? 
			Substituir? Combinar? Aumentar? Modificar? Adicionar? Reorganizar?
			Para a utilização destas técnicas podemos utilizar o TI – TORBELINO 
			DE IDÉAS.
			
			
			3.INCUBAÇÃO
			Esta é a fase em que o subconsciente trabalha.
			Veja a seguinte frase do famoso físico Albert Einstein: "Eu penso 99 
			vezes e nada descubro [Esquentamento]; deixo de pensar, mergulho em 
			profundo silêncio [Incubação] - e eis que a verdade se me revela 
			[Solução]". Esta única frase resume 3 fases do processo criativo.
			Nesta fase podemos usar o ativador RELAJACIÓN IMAGINATIVA.
			
			
			4.SOLUÇÃO
			É o Eureka!!! - é quando se descobre a solução para um problema. É 
			quando percebemos que a solução é muitas vezes tão simples e nos 
			admiramos em não tê-la visto antes, pois estava tão próxima, tão 
			evidente.
			Neste momento nossa PERCEPÇÃO se aguça.
			
			
			5.VERIFICAÇÃO
			É a hora de averiguar quais soluções são viáveis, sob o ponto de 
			vista da necessidade, custo, marketing, produção, execução, etc. É 
			uma fase necessária, visto que inicialmente todo e qualquer 
			julgamento crítico foi adiado (1º Princípio básico da criatividade).
			Nesta fase podemos usar o método FOFA – Análise das facilidades, 
			oportunidades, fraquezas e ameaças.
			
			
			
			Maria Rita Gramigna é Mestre em Criatividade Total Aplicada pela 
			Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Graduada em 
			Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduada 
			em Administração de Recursos Humanos pela UNA – União de Negócios e 
			Administração (MG). Atua no Mapeamento de Competências, contatos 
			estratégicos com clientes, capacitação gerencial e treinamento da 
			equipe de consultores da MRG Consultoria e Treinamento Empresarial.