Fases do Processo Criativo - Ferramentas para cada Fase
Por Maria Rita Gramigna
18/09/2007
Ao surgir a necessidade de criar ou inovar, as pessoas passam por
etapas subseqüentes. Se tiverem oportunidade de reconhecê-las e usar
ferramentas específicas em cada uma delas, suas chances de sucesso
serão maiores.
AS ETAPAS DO PROCESSO
1.IDENTIFICAÇÃO E DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Um problema deve ser visto como desafio e oportunidade para um
profissional exercer sua criatividade.
Se bem identificado e formulado já está 50% resolvido.
É importante utilizar as técnicas adequadas a fim de ver diferentes
ângulos do mesmo problema, bem como defini-lo corretamente através
de uma boa preparação. O pensador criativo deve conhecer bem o
objeto de seu desafio, subdividindo o problema e coletando o maior
número de informações das mais diversas fontes: no escritório de
patentes (INPI no Brasil, US Patents nos Estados Unidos), Internet,
livros, etc. A preparação também pode ser feita com base nas
informações que já dispõe de seu negócio, sendo de grande valia que
se organize esse conhecimento utilizando ferramentas adequadas. O
MIND MAP é um recurso excelente.
2.ESQUENTAMENTO
Nesta fase são aplicadas as técnicas de criatividade mais eficazes
para a produção de idéias nos negócios.
Exemplo: CADEIRA - É possível usá-la para outros fins? Eliminar?
Substituir? Combinar? Aumentar? Modificar? Adicionar? Reorganizar?
Para a utilização destas técnicas podemos utilizar o TI – TORBELINO
DE IDÉAS.
3.INCUBAÇÃO
Esta é a fase em que o subconsciente trabalha.
Veja a seguinte frase do famoso físico Albert Einstein: "Eu penso 99
vezes e nada descubro [Esquentamento]; deixo de pensar, mergulho em
profundo silêncio [Incubação] - e eis que a verdade se me revela
[Solução]". Esta única frase resume 3 fases do processo criativo.
Nesta fase podemos usar o ativador RELAJACIÓN IMAGINATIVA.
4.SOLUÇÃO
É o Eureka!!! - é quando se descobre a solução para um problema. É
quando percebemos que a solução é muitas vezes tão simples e nos
admiramos em não tê-la visto antes, pois estava tão próxima, tão
evidente.
Neste momento nossa PERCEPÇÃO se aguça.
5.VERIFICAÇÃO
É a hora de averiguar quais soluções são viáveis, sob o ponto de
vista da necessidade, custo, marketing, produção, execução, etc. É
uma fase necessária, visto que inicialmente todo e qualquer
julgamento crítico foi adiado (1º Princípio básico da criatividade).
Nesta fase podemos usar o método FOFA – Análise das facilidades,
oportunidades, fraquezas e ameaças.
Maria Rita Gramigna é Mestre em Criatividade Total Aplicada pela
Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Graduada em
Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduada
em Administração de Recursos Humanos pela UNA – União de Negócios e
Administração (MG). Atua no Mapeamento de Competências, contatos
estratégicos com clientes, capacitação gerencial e treinamento da
equipe de consultores da MRG Consultoria e Treinamento Empresarial.