Estresse e Queda de Rendimento

Por Jorge Antônio Monteiro de Lima

16/07/2010

 

Por que ocorre a queda no rendimento das atividades?
Por dois fatores básicos:

A) Psicológico- Ele associa se diretamente a nossos sentimentos de desvalia, impotencia, incapacidade, tudo isto eclodindo pelo próprio reflexo do Complexo que rouba do Ego suas forças, o que para nós analistas é a base do estresse.

B) O estresse quando atinge o sistema nervoso e hormonal faz um desequilíbrio imenso. Não dormir direito, gastar muita energia( quando se está tenso), não estar bem afetivamente tudo isto está interligado. E dos aspectos biológicos pioramos os aspectos psicológicos e vice- versa.

Tudo isto associado a perda de memória, a tensão física e a perda de energia faz com que a produtividade caia muito. E no estilo de vida moderno, com os problemas trabalhistas que temos não há perspectivas de melhora nem a curto, nem a médio prazo. Estamos em uma era em que um indivíduo deve ter no mínimo dois empregos para sobreviver. As empresas por sua vez a cada dia exigem mais pelo fato de terem altos encargos. A mentalidade geral então é faça muito no menor tempo. Estamos na era de homens máquina e isto vai contra a natureza e a perfeição. Lamento que muitas áreas da saúde e psicologia vendam se a tal discurso imediatista e consumista.

Devemos trazer novamente a tona a máxima que a pressa é inimiga da perfeição.


Jorge Antônio Monteiro de Lima é pesquisador em saúde mental, Psicólogo e musico Consultor de Recursos Humanos Consultoria para projetos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais email: contato@olhosalma.com.br - site:www.olhosalma.com.br