Dislexia na Escola
			Por Eliane Pisani Leite
			29/07/2007
			
			
			Antes de falarmos de Dislexia na escola, seria bom uma breve 
			recordação do que vem a ser dislexia. Entre inúmeras definições 
			vamos nos ater na definição dada pela Associação Brasileira de 
			Dislexia – 2.002.
			
			“Ao desmembrarmos a palavra, de imediato temos a primeira noção 
			básica do que vem a ser dislexia.
			
			DIS = distúrbio, dificuldade
			
			LEXIA = leitura (do latim) e/ou linguagem (do grego)
			
			DISLEXIA = distúrbio da linguagem.
			
			Embora etimologicamente Dislexia seja traduzido do latim e do grego 
			como distúrbio de linguagem, esse termo foi adotado para denominar 
			um distúrbio específico na aquisição da leitura e escrita. Isso não 
			implica que, ao menor sinal de dificuldade nessa área, possamos 
			identificar um indivíduo disléxico. São várias as causas que podem 
			intervir no processo da aquisição da linguagem, por isso se torna 
			tão importante um diagnóstico preciso realizado por uma equipe 
			multidisciplinar e de exclusão.
			
			Seria muito importante que todos os professores soubessem o que é 
			dislexia. Com a devida orientação, o aluno conseguirá ser bem 
			sucedido em classe.
			
			Algumas dicas:
			
			Dê ao aluno disléxico um resumo do curso;
			
			Avise no primeiro dia de aula sobre o desejo de conversar com o 
			aluno individualmente;
			
			Detalhe no início do curso, todas as exigências, inclusive a matéria 
			a ser dada;
			
			Use vários materiais de apoio para apresentar a lição à classe, 
			como: lousa, projetores de slides, retroprojetores, filmes 
			educativos, demonstrações práticas e outros recursos multimídia;
			
			Introduza o vocabulário novo, ou técnico, de forma contextualizada;
			
			Evite confusões, isto é, dando instruções orais e escritas ao mesmo 
			tempo.
			
			Quanto à leitura:
			
			anuncie os trabalhos com antecedência, para que a criança disléxica 
			tenha tempo de se organizar;
			
			proponha dinâmicas de grupo, entrevistas e trabalho de campo;
			
			Dê exemplos de perguntas e respostas para o estudo de provas;
			
			Diversifique a avaliação com métodos alternativos;
			
			Autorize uso de tabuadas, calculadoras e dicionários durante as 
			provas;
			
			Leia a prova em voz alta e certifique-se que todos entenderam.”
			
			Dessa forma a escola estará contribuindo para amenizar as 
			dificuldades do disléxico.
			
			
			Eliane Pisani Leite - Autora do livro: Pais EducAtivos
			Pisicologia Acupuntura Psicopedagogia - pisani.leite@terra.com.br