Dificuldades Matemáticas e Dislexia
Por Eliane Pisani Leite
31/07/2007
Nos últimos artigos tenho mencionado muito sobre a Dislexia como
dificuldades na leitura e escrita. Essa definição faz com que muitas
pessoas pensem que a Dislexia afeta somente a ortografia e leitura,
o que não é verdade, pois afeta inclusive a matemática.
Para compreendermos melhor essa dinâmica, vejamos um trecho extraído
do fascículo do Sub-Comitê de Psicologia da Associação Britânica de
Dislexia, traduzido para publicação da Associação Brasileira de
Dislexia – ABD.
“Muitos disléxicos têm dificuldade para adquirir rapidez e fluência
em simples cálculos: +,-, x, :, e na tabuada, mas eles poderão ter,
não obstante, boa habilidade em matemática”.
Isso ocorre porque não há áreas do cérebro que só se ocupem
especificamente da leitura e soletração. As áreas usadas para a
linguagem escrita são usadas também para outros materiais
simbólicos, incluindo números, gráficos, etc. Assim, se há um
problema nessas partes do cérebro, será afetado o processamento
eficiente de qualquer material simbólico, linguagem e matemática
incluídos.
Tanto a linguagem escrita quanto a matemática são representadas por
símbolos, por exemplo: o número três “3”, trás a idéia de três
unidades que poderiam ser representadas por três elementos, como- #
# #, ou ainda ter simplesmente qualidade de três.
Ao considerarmos esses conceitos não é de surpreender que indivíduos
com dificuldades na linguagem do tipo de dislexia tenham
freqüentemente dificuldades em matemática.
Um indicador muito simples é a inabilidade para contar para trás de
dois em dois ou de três em três, começando por exemplo de 30, ou
falar qual número está 5 lugares antes de 21.
Uma das maiores preocupações de educadores e pais , diz respeito à
tabuada.
A idéia principal da tabuada é reduzir o tempo de cálculos, mas,
como freqüentemente prolonga o tempo para os cálculos dos
disléxicos, a melhor alternativa seria oferecer materiais auxiliares
como esquadros, linhas numeradas, ou calculadoras, em vez de
obrigá-los a grandes esforços.”
Existem vários outros fatores que dificultam o trabalho matemático
para crianças disléxicas, porém esses mencionados são os que mais
chamam a atenção, de forma muito simplista, pois na verdade para
cada operação matemática existem várias operações realizadas pelo
cérebro que ficaríamos horas descrevendo-as.
O mais importante é ter a conscientização do problema e dessa forma
tentar ajudar a criança, ao invés de recriminá-la, porém antes de
qualquer coisa é necessário lembrarmos que a dislexia deve ser
diagnosticada por profissionais competentes e isso implica numa
equipe multidisciplinar.
O cálculo mental sem utilização de calculadoras é muito importante
para aquisição de maiores habilidades de raciocínio, por isso a
indicação de uso de tais instrumentos auxiliares fica por conta de
crianças disléxicas.
Eliane Pisani Leite - Autora do livro: Pais EducAtivos
Pisicologia Acupuntura Psicopedagogia - pisani.leite@terra.com.br