Desenvolvimento Motor Infantil
Por Eliane Pisani Leite
31/07/2007
Quando falamos em Desenvolvimento Mental Infantil não podemos
esquecer do desenvolvimento motor cuja importância é extremamente
fundamental. Isto significa que a criança tem que ser capaz de
controlar seu próprio corpo. Disso também depende sua saúde física e
mental, afinal é através do corpo que a criança brinca e ganha
recursos adequados para sua sociabilidade, garantindo sua
independência e ainda contribuindo para que tenha um bom conceito de
si mesma.
Na mobilidade corporal atuam um conjunto de músculos que fazem parte
da ação coordenada do tipo voluntário, nesta ação observa-se o
amadurecimento das estruturas neurais, dos ossos, tendões e alguns
tecidos corpóreos que juntos desencadeiam a coordenação motora.
Porém isso não significa que devamos pressionar a criança para que
realize movimentos prematuros; porque isso poderia desencadear uma
série de efeitos desfavoráveis que poderiam acabar por deixar a
criança retraída, cheia de temores e tensões.
O papel da família, escola e de todos os adultos que cuidam da
criança do decorrer de seu desenvolvimento é de suma importância,
pois, a estimulação precoce incentiva essa cadeia muscular a
adquirir destreza e reflexos.
O desenvolvimento motor é observado desde o terceiro mês de
gestação, quando o feto começa a movimentar membros inferiores e
superiores, depois no quarto mês observamos os famosos “pontapés”
dos quais as mamães se referem.
A coordenação dinâmica global e o equilíbrio são resultados de uma
sintonia perfeita entre ações musculares em repouso e em movimento.
A tomada de consciência do corpo requer a atuação de habilidades
cognitivas específicas, por esse motivo o desenvolvimento motor no
decorrer dos primeiros anos de vida da criança, está em estreita
relação com a inteligência, pois geralmente a criança que apresenta
uma dificuldade motora, pode sofrer um atraso no seu desenvolvimento
intelectual.
O equilíbrio efetua-se através de exercícios para o equilíbrio
dinâmico e estático. A postura constitui o padrão motor básico que
garante a posição do corpo em seu equilíbrio energético respeitando
o centro de gravidade. Existem conexões correspondentes a mecanismos
de auto-regulação entre cerebelo e os centro superiores do córtex
cerebral onde se encontram os esquemas de conduta motora mais
diferenciados. Por esse motivo a postura básica deve ser respeitada
em qualquer movimento.
De acordo com indicações de Condemarin (1.989), os exercícios para o
desevolvimento da coordenação dinâmica global são realizados com a
finalidade de aperfeiçoar o automatismo corporal. Entre estes
exercícios a autora cita : a marcha, engatinhar, arrastar-se, marcha
sobre uma barra de madeira, exercícios que promovam o equilíbrio
estático e dinâmico, o balancin, a cama elástica, pular corda, jogar
bola, relaxamento, flexões entre outros.
A falta de habilidades na criança é resultado de uma variedade de
fatores, como: estado físico, constituição somática, grau de
inteligência, oportunidade para desenvolver controle muscular e
incentivo para conseguir esse desenvolvimento.
Algumas causas podem ser as responsáveis pela deficiência do
desenvolvimento motor, podemos citar: as de origem neurológica,
deficiência no controle dos esfíncteres, problemas de parto, meio
ambiente, atraso na educação de hábitos de higiene, todas essas
variáveis resultam em problemas de ordem emocional podendo variar
desde a timidez até alterações de conduta e formação de
personalidade.
Com o acompanhamento de profissionais ligados às áreas de
movimentação corporal, a habilidade pode melhorar muito em termos de
velocidade, firmeza e força.
Nestes casos as indicações podem ser desde a natação, jogos
esportivos e exercícios dirigidos.
Eliane Pisani Leite - Autora do livro: Pais EducAtivos
Pisicologia Acupuntura Psicopedagogia - pisani.leite@terra.com.br