Criando e se alimentando de sua visão

Por Bruno Soalheiro

05/06/2008




O chamado “planejamento estratégico” que é praticado por muitas organizações no sentido de se posicionarem melhor no ambiente competitivo, aborda vários pontos relevantes e determinantes para o sucesso organizacional hoje em dia. Um destes pontos é a chamada “Visão”, que consiste em se projetar um ideal de futuro que sirva como propósito inspirador e motivador para as pessoas na empresa.

Da mesma forma, no planejamento estratégico pessoal, realizado individualmente, a Visão assume importância fundamental como suporte à caminhada, ajudando-nos a manter o ânimo frente aos obstáculos e dificuldades. Criar uma boa visão ajuda muito, mas é preciso saber fazer dela um alimento útil à alma para que realmente funcione.

Neste breve artigo quero compartilhar com você algumas sugestões para que sua “Visão de futuro” não seja apenas uma frase no papel, e possa verdadeiramente permear seu cotidiano e alimentá-lo para a jornada de cada dia.

1 – Muito cuidado e carinho ao criar sua visão

O objetivo da Visão dentro de um planejamento, seja na empresa ou na vida pessoal, é expressar de maneira clara e inspiradora aquilo que legitimamente se quer alcançar. Cuidado para não confundir suas expectativas com a dos outros, ou as “da moda”.

Elaborar sua visão deve ser um exercício de sincera auto-investigação, procurando se desvencilhar de influências tendenciosas que possam levá-lo a pensar de maneira “leviana”. Sua Visão é você no futuro, aonde quer chegar, para onde aponta seu coração verdadeiramente. Portanto, seja sincero!

2 - Procure construí-la em linguagem agradável e emocional

A Visão em um planejamento estratégico não é necessariamente forte por causa de seu apelo lógico e descritivo, e sim por seu apelo emocional e comportamental. É paixão! Sua visão tem que fazer sentido para você e te fazer brilhar os olhos. Não há uma forma absoluta ou “correta” de escrevê-la, o importante é criar uma frase que realmente o inspire. Vale criar um slogan, um grito de guerra ou até uma poesia. O importante é traçar um panorama que faça seu coração bater mais forte e que sirva de norteador de suas ações.

3 - Alimente-se dela constantemente

De nada adianta a visão ser linda e maravilhosa se você deixá-la na gaveta ou no Word. Visão é alimento que motiva! Se possível coloque-a em um lugar bem à vista, para que possa sempre se lembrar dela. Vale colar num mural e ir acrescentando ao lado imagens ou fotos que estejam relacionados a ela. O importante é que passe a fazer parte de você intrinsecamente, de forma plena e natural. Manter a “chama” acesa é a chave para não desanimar diante das dificuldades.

4 - Busque inspiração nos outros

Algumas figuras históricas e personagens do passado e presente podem ser ótimos exemplos e fontes de inspiração. Napoleão, Mandela, Ghandi, Jesus, Alexandre e outros, são exemplos de pessoas que criaram uma visão e com ela produziram mudanças de proporções históricas. Tudo bem que você talvez não queira mudar o mundo, mas é altamente estimulante conhecer os desafios e agruras pelos quais muitos homens passaram, e superaram graças à força de sua visão. Bibliografias de grandes nomes ou mesmo investigações na web sobre pessoas de Visão já adianta bastante. Acredite isto é alimento para você.

5 - Esteja aberto a adaptações

O equilíbrio entre a rigidez e a flexibilidade é que vai permitir ter jogo de cintura nas viradas da vida. O fato de você ter criado sua Visão não deve impedir que esteja sempre aberto reavaliá-la segundo as contingências e acontecimentos. Muitas vezes sua rota será alterada um pouco, ou até drasticamente, e é importante que você esteja aberto a rever seu caminho desde que, é claro, preserve sempre a essência de suas realizações. Entender isto é um grande passo para se manter firme na caminhada.

Enfim, estas são dicas simples e estão muito longe de esgotar o assunto. E embora possamos ter uma leve noção do que é a Visão a partir deste artigo, o bom mesmo seria compreendê-la contextualmente dentro de um planejamento maior, para que possa estar amarrada a ações e outras ferramentas que levarão à sua realização.

Lembre-se de que o mundo de hoje é baseado em uma feroz competição no ambiente profissional e até mesmo na vida pessoal. Independente de você querer se tornar um grande executivo ou apenas levar uma vida confortável e prazerosa, planejar-se pode aumentar imensamente suas chances de conseguir o que quer que seu coração deseje. Portanto, planeje!

Até mais!

Bruno Soalheiro é Psicólogo, palestrante e consultor em desenvolvimento humano.