Como dizer não?

Por Adriana de Araújo

07/06/2010



Saber dizer não é uma das maiores e mais complexas dificuldades que temos; isso porque o ser humano procura sempre querer agradar, ficar de bem com o outro, e muitas vezes, deixando de fazer o melhor para si e se comprometendo até mesmo negativamente.

É necessário termos em mente e estarmos seguros do não que estamos afirmando, desta formar, precisamos saber avaliar muito bem o contexto, levantar informações com todos os envolvidos, mapear todos os aspectos e riscos, gerar uma explicação coerente e fundamentada em dados, informações e referências.

É importante lembrar que se não soubermos dizer não na hora certa, é pouco provável que tenhamos uma segunda chance e teremos de arcar com as conseqüências, que podem significar um direcionamento equivocado, podendo afetar não apenas o nosso trabalho ou nossa vida, mas o trabalho ou a vida dos outros. E esta responsabilidade é nossa, pois sabemos e entendemos o significado e os impactos de nossa atitude.

A grande dificuldade, porém está em se posicionar. Não podemos nos omitir. Porque todos são afetados com a omissão. Lembre-se que dizemos não para defender nossos valores e conceitos e não podemos esquecer que isso poderá afetar outras pessoas. Saber dizer NÃO é uma forma de pensar e de agir. Que faz diferença para todos, e principalmente para a própria consciência.

Adriana de Araújo, psicóloga clínica, com 10 anos experiência profissional, mais de 700 horas de treinamento teórico em hipnose, especialista em Programação Neurolinguistica, EMDR, Coaching de Vida, Hipnose Ericksoniana e Novo Código da PNL (atualização da Programação Neurolinguistica), sendo a única psicóloga clínica com essa formação em São Paulo e região.
Treinada pessoalmente por John Grinder (criador da PNL e do Novo Código), por Jeffrey Zeig (ex-aluno e
presidente da Milton Erickson Foundation, Phoenix, AZ, USA), entre outros profissionais qualificados e renomados (nacional e internacional).
Especialista em tratamento de fobias e outras questões emocionais.
Desenvolve junto às empresas um trabalho de Counselor and Executive Coach.
Faz perfil psicológico diferenciado para candidatos a vagas de emprego, com dinâmicas e relatórios.
A Adriana é autora de três livros pela editora Universo dos Livros:
-O SEGREDO PARA EMAGRECER, 2007
-TREINAMENTO PRATICO DE MEMORIZACAO, 2008
-O SEGREDO PARA VENCER A DEPRESSÃO, 2009 (Recentemente publicado em Julho/2009.)
E também de cinco cds de hipnose pela Editora Qualidade de Vida:
- Combate a Depressão
- Parar de Fumar
- Seja um Vencedor - Sucesso Profissional
- Emagrecimento
- Força interior – superação de medos.

 

Rogerio Martins é Psicólogo, Consultor de Empresas e Palestrante. Especialista em Liderança e Motivação. Sócio-Diretor da Persona Consultoria & Eventos. Autor do livro "Reflexões do Mundo Corporativo". Membro do Rotary Club de SP Santana (Distrito 4.430).
Contato: artigos@personaconsultoria.com.br / www.personaconsultoria.com.br