Ansiedade e Problemas Físicos

Por Jorge Antônio Monteiro de Lima

16/07/2010

 


Vem sendo extremamente comum em nossa sociedade pessoas se queixarem de transtornos alimentares( obesidade, anorexia,...), distúrbios de sono, dores físicas pelo corpo, dor de cabeça e cefaléia, irritabilidade acentuada. Isto tudo tem algo a ver com a ansiedade?

Tudo! Veja que estas queixas são comuns a quem tem depressão ou pânico. Sinto que há uma ligação intensa entre a ansiedade e a tensão nervosa uma gerando a outra e desencadeando todos estes processos.

É comum inclusive a uma pessoa ansiosa sentir dores físicas por todo corpo sem origem definida. Assim fazem exames e os mesmos não mostram absolutamente nada.

Aqui é onde o emprego das técnicas de respiração, relaxamento e meditação são mais indicados. E cada um terá de descobrir sua forma para relaxar. O uso de substancias como álcool, drogas e calmantes para tal relaxamento é enganoso e falso como disse anteriormente apenas sintomático aumentando após seu efeito a tensão nervosa e gerando vício.


Jorge Antônio Monteiro de Lima é pesquisador em saúde mental, Psicólogo e musico Consultor de Recursos Humanos Consultoria para projetos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais email: contato@olhosalma.com.br - site:www.olhosalma.com.br