Ansiedade e Perda de Peso

Por Jorge Antônio Monteiro de Lima

06/09/2010

 

Vamos viajar nas patologias. Um dos fatores que agrava um quadro de Anorexia nervosa é a ansiedade. Pegando esta patologia como um fator isolado veja que é possível perder peso estando ansioso.

Em minha vida pessoal, no passado, quando trabalhei em uma fundação vi muitos colegas viciados em trabalho, emagrecerem de forma doentia, pelo fato de não terem tempo de alimentar se direito. Eles comiam lanches em pé, engoliam salgadinhos e sanduíches, tudo pelo trabalho.

Se associarmos isto a um metabolismo rápido a perda de peso será absurda. Certa vez atendi uma professora que trabalhava em 3 turnos. Era o arrimo de família, o marido um alcoólatra. Ela pesava com seus 179 cm cerca de 40 kilos. Extremamente magra. Sua ansiedade era tanta que ela não sentia fome.

Agora vou repassar uma observação que é comum a quem está muito ansioso. É a desconexão com o próprio corpo e com suas funções vitais. Muitas pessoas com alta ansiedade tornam se negligentes para consigo próprias, deixando fatores da vida passarem. Tem dificuldades para dormir, alimentar se, repousar, descansar, chegando até a hábitos esdrúxulos.

Quantas vezes não vi pessoas que em seu momento de laser, no lugar de curtir o momento o perdiam querendo fazer tudo. Assim esta desconexão presente a ansiedade é o motivo para que a alimentação seja perturbada. Emagrecer demais é comum infelizmente.


Jorge Antônio Monteiro de Lima é pesquisador em saúde mental, Psicólogo e musico Consultor de Recursos Humanos Consultoria para projetos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais email: contato@olhosalma.com.br - site:www.olhosalma.com.br]